Tu tens muitos direitos e todas as decisões que são tomadas devem ser pensadas de forma a garantirem o teu melhor interesse.
Tens o direito a viver e a crescer com os teus pais, ou com quem cuida de ti e a tua família, desde que eles cuidem bem de ti. Se os teus pais se separarem ou divorciarem, tens o direito a conviver com ambos regularmente.
Tens o direito a dar a tua opinião e a seres ouvido pelos adultos, em todos os assuntos que te dizem respeito. A tua opinião é muito importante!
Tens o direto a ser protegido de todas as formas de maltrato ou negligência. Se alguém violar este direito, mesmo que seja alguém da tua família, conta a um adulto em quem confies e pede ajuda.
Se fores adotado e passares a viver com uma família, tens o direito a ser ajudado para que te sintas bem. Ter uma família que cuide bem de ti é um direito.
Se tiveste de abandonar o teu país para ficares protegido, tens o direito a receber ajuda. Lembra-te, tens os mesmos direitos das outras crianças que vivem no país que te acolhe.
Se tiveres algum tipo de dificuldade ou necessidade especial como, por exemplo, teres uma dificuldade auditiva ou teres de te deslocar numa cadeira de rodas, tens o direito a cuidados e apoio especiais que te ajudem a viver plenamente a tua vida.
Tens o direito ao melhor estado de saúde possível, a beber água potável, a comer alimentos saudáveis, a um ambiente limpo e a toda a informação que te ajude a teres uma vida saudável. Os adultos devem evitar que adoeças e cuidar bem de ti se tiveres algum problema de saúde.
Tens o direito a um nível de vida que te permita desenvolveres todas as tuas capacidades e potencialidades, sejam elas físicas, mentais, morais, sociais ou espirituais.
Tens o direito à educação e a um ensino acessível e adequado às tuas capacidades.
Tens o direito a brincar e a participar em atividades culturais, artísticas e recreativas. Também tens direito a descansar.
Tens o direito a ser protegido contra todas as formas de exploração e abuso sexual. O teu corpo é teu e não podem tocar-te, tirar fotografias ou filmar contra a tua vontade ou obrigar-te a fazeres coisas que não queres.