Início|7-10 Anos
projeto 12 - Patudo

Olá! Eu sou o Patudo e estou aqui para te acompanhar nesta aventura!

Juntos, vamos descobrir o que significa uma justiça amiga das crianças e conhecer os direitos que estão escritos na “Convenção sobre os Direitos da Criança”. Já ouviste falar neste documento tão importante?

Tens aqui diversos materiais pensados para ti, vídeos animados e jogos muito divertidos que te ajudam a relaxar e a aprender.
Pede ajuda a um adulto e anda comigo!

Alguns dos meus direitos, como criança

  • Tens o direito a viver e a crescer com os teus pais, ou com quem cuida de ti e a tua família, desde que eles cuidem bem de ti.
  • Se os teus pais se separarem ou divorciarem, tens o direito a conviver com ambos regularmente.
  • Tens o direito a ser protegido de todas as formas de maltrato ou negligência. Se alguém violar este direito, mesmo que seja alguém da tua família, conta a um adulto em quem confies e pede ajuda.
  • Se fores adotado e passares a viver com uma família, tens o direito a ser ajudado para que te sintas bem. Ter uma família que cuide bem de ti é um direito.
  • Tens o direito ao melhor estado de saúde possível, a beber água potável, a comer alimentos saudáveis, a um ambiente limpo e a toda a informação que te ajude a teres uma vida saudável. Os adultos devem evitar que adoeças e cuidar bem de ti se tiveres algum problema de saúde.
  • Tens o direito a um nível de vida que te permita desenvolveres todas as tuas capacidades e potencialidades, sejam elas físicas, mentais, morais, sociais ou espirituais.
  • Tens o direito à educação e a um ensino acessível e adequado às tuas capacidades.
  • Tens o direito a brincar e a participar em atividades culturais, artísticas e recreativas. Também tens direito a descansar.
  • Tens o direito a ser protegido contra todas as formas de exploração e abuso sexual. O teu corpo é teu e não podem tocar-te, tirar fotografias ou filmar contra a tua vontade ou obrigar-te a fazeres coisas que não queres.

Os adultos de muitos países escreveram um documento muito importante, que se chama “Convenção sobre os Direitos da Criança”, em 1989. Neste documento estão escritos todos os direitos das crianças. Portugal também assinou este documento, o que significa que tem de respeitar esses direitos.
Tu tens muitos direitos e todas as decisões que são tomadas devem ser pensadas de forma a garantirem o teu melhor interesse. E também tens alguns deveres!

Os meus direitos

E há outro direito muito importante! Sabes qual é?

E há outro direito muito importante!
Sabes qual é?

Tens o direito a dar a tua opinião e a seres ouvido pelos adultos, em todos os assuntos que te dizem respeito. A tua opinião é muito importante!
Mas lembra-te! Tu tens muitos direitos e as outras pessoas também! Tens o dever de respeitar os direitos das outras pessoas.

Tens o direito a dar a tua opinião e a seres ouvido pelos adultos, em todos os assuntos que te dizem respeito. A tua opinião é muito importante!
Mas lembra-te! Tu tens muitos direitos e as outras pessoas também! Tens o dever de respeitar os direitos das outras pessoas.

Os direito de dizer o que sinto, o que penso e ser ouvido

Queres conhecer melhor os teus direitos?
Espreita estas ligações!

Criança Rima com Esperança
Convenção dos Direitos da Criança

Vídeo do evento organizado pela UNICEF para celebrar a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, pela Assembleia Geral da ONU

UNICEF – ONU Convenção dos Direitos da Criança

Para conheceres melhor a Convenção dos Direitos Humanos, espreita

Aqui
Vou ser ouvido... e agora?

Vou ser ouvido… e agora?

Vou ser ouvido... e agora?

Tens aqui vários vídeos em que te explico muitas coisas, e num deles até te mostro como podes relaxar se estiveres preocupado!

Com LGP

O que é uma audição de crianças e jovens?
Vais ser ouvido numa CPCJ?
Vais ser ouvido em Tribunal?
Vais ser ouvido na Polícia Judiciária?
Aprende a relaxar com o Patudo!
O que é a audição de crianças e jovens?
Vais ser ouvido numa CPCJ?
Vais ser ouvido na Polícia Judiciária?
Vais ser ouvido em Tribunal?

Jogos

Para ajudar-te ajudar a relaxar e a aprender, de uma forma muito divertida.

Jogos para te ajudar a relaxar e a aprender
Jogo da Memória
Jogo do Labirinto
Jogo da Roleta
Sopa de Letras
Verdadeiro ou Falso
Direitos Ilustrados